quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tributo SABOTAGE 2011 / Sistema Nervozzo

RAP É COMPROMISSO NÃO É VIAGEM !


                       


Esse é o hino que me mantém vivo!

                  

MAESTRO DO CANÃO

                                BOM LUGAR se constroí com humildade!



                        

                        

Nascido na favela do Canão, na Zona Sul de São Paulo, ficou órfão de mãe quando ainda era criança e só foi conhecer o pai (Julião) quando completou 15 anos.
Em 1980 o irmão lhe colocou o vulgo de "Sabotage". Passou a atuar no tráfico de drogas (levado pelo tio). Foi interno da Febem.
Seu irmão foi um dos que morreram na chacina dos 111 presos do Carandiru em 1992.
Após o conselho de um dos donos do tráfico, passou a cantar rap.
Considerado um dos principais nomes do rap nacional, ao lado dos Racionais MC's.
Em novembro de 2002 recebeu dois "Prêmios Hutuz", um dos mais importantes do rap nacional, nas categorias "Personalidade do hip hop" e "Revelação".
Era casado com Maria Dalva Viana, com quem tinha duas filhas: Tamires e Larissa.
Em 2001 lançou o disco "O rap é compromisso", pelo selo Cosa Nostra, do grupo (também de hip hop) Os Racionais MCs. Neste mesmo ano, com Paulo Miklos (da banda Titãs), Pavilhão 9, Tolerância Zero e Professor Antena, compôs a trilha sonora para o filme "O Invasor", de Beto Brant, baseado em livro de Marçal Aquino. No filme também participou como ator, interpretando a si mesmo. A trilha sonora do filme ganhou o "Prêmio Candango" de "Melhor Trilha Sonora" no "Festival de Brasília". Ainda para este filme, trabalhou como roteirista nas falas do personagem Anísio, interpretado pelo músico Paulo Miklos, do grupo Titãs, que também ganhou o prêmio de "Ator Revelação" no mesmo festival.
Em 2002 participou do CD "Revolusongs" da banda de rock Sepultura. Neste disco dividiu com a banda a composição "Black steel in the hour of chaos", do grupo Public Enemy. Ainda em 2002, ao lado de Otto, Fred 04, Bnegão e Nação Zumbi, entre outros, participou do CD do grupo Instituto: "Instituto - Coleção Nacional", na qual interpretou "Cabeça de nego".

Em janeiro de 2003 foi assassinado na madrugada de uma sexta-feira com quatro tiros quando voltava de uma festa na região da Saúde, Zona Sul da capital paulista. Neste mesmo ano foi lançado o filme "Carandiru", de Hector Babenco, baseado em livro do médico Dráuzio Varela, filme no qual o rapper havia trabalhado como roteirista.
DISCOGRAFIA
• O Rap É Compromisso (2001) Selo Cosa Nostra CD
• O Invasor (vários) (2002) CD
• RevoluSongs (participação) (2002) Selo FNM/Universal Music CD
• Instituto - Coleção Nacional (participação) (2002) CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário